GizCast #33 – O ensino de geografia no Brasil é marxista?

29 - 08 - 2018 / Gizcast

Olá, pessoal.

Nesta quinzena o host Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) dá continuidade à série sobre os 200 anos de Karl Marx, em que eles se perguntarão: a educação no Brasil é marxista? Com os convidados André S. Alonso Pereira, Doni Silva e Rodrigo Almeida, o tema dessa vez será a Geografia. Seria o ensino de História no Brasil marxista?

André dos S. A. Pereira ([email protected]) é geógrafo e professor formado pelo Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e faz mestrado pela mesma faculdade na área de geografia humana com ênfase em Geografia Política, Planejamento e Recursos Naturais. Sua dissertação de mestrado analise a ação geopolítica da Petrobras dentro do território sul-americano no setor energético e as diferenciações espaciais que isso promove nos processos de integração regional dentro dessa área. Além disso, é professor da rede pública de São Paulo dando aulas para ensino fundamental II e também leciona em um cursinho popular.

Doni Silva (@doni_silva) é professor de geografia, bacharel e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP). É professor a três anos do Cursinho Popular Ubuntu, no polo Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Antes da sala de aula trabalhou com geoprocessamento em consultoria ambiental e de planejamento estratégico. Atualmente é professor da rede particular e mestrando do Programa de Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (UFABC), pesquisando urbanizações de favelas e identificando áreas de vulnerabilidade socioambiental.

Rodrigo A. Almeida (@rodrigo_accioli), geógrafo formado pela FFLCH-USP em 2016 e atualmente mestrando no PPGH da FFLCH-USP, cujo tema envolve as relações espaciais ao redor do estádio de futebol da Vila Belmiro, buscando entender a relação entre territorialidade e cultura. Professor de Geografia na rede particular e escritor de materiais didáticos, atualmente desenvolve pesquisa sobre cultura e territorialidade além de ser membro do Ludens-USP.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail ([email protected]).

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast e o DivagandoCast, podcasts parceiros do GizCast!

Produção: Gabriel Bonz e Caio Ardenghe.
Participação: André S. Alonso Pereira, Gabriel Bonz, José “Doni” Silva e Rodrigo Almeida.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Gabriel Bonz.

Músicas do Programa:
Another Brick in the Wall – Pink Floyd.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #33” e, abaixo, “O ensino de Geografia no Brasil é marxista?”. Na parte superior esquerda há uma pintura de uma figura que parece Marx em uma fábrica. Na parte superior direita tem três post-its em cascata: um rosa escrito “Marxismo”, um ciano escrito “200 anos Karl Marx” e um verde escrito “Ensino de Geografia”.


Links citados no episódio:

Recomendações:

  • A

Episódios que os participantes estiveram:

Rodrigo Almeida:

  • A

Fale Conosco:

 

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS