GizCast #31 – Ensino de História em Portugal: entrevista com profª. Marta Araújo

01 - 08 - 2018 / Gizcast

Olá, pessoal.

Nesta quinzena os hosts Caio Ardenghe (@caio_ardenghe) e Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) recebem a profª. Marta Araújo, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, lecionando para os programas de doutoramento da Universidade. Nossos hosts bateram um papo sobre racismo, ensino de História e concepções públicas de ensino dentro da Europa. Agradecemos imensamente à Natália Ribeiro (@natyrules), historiadora da UFMG, por ter conseguido o contato com a profª Marta Araújo.

Marta Araújo ([email protected]; [email protected]) é Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e lecciona nos Programas de Doutoramento “Democracia no Século XXI” e “Human Rights in Contemporary Societies”. É também docente convidada na “Black Europe Summer School” (International Institute for Research and Education – IIRE, Amsterdão). Tem publicado internacionalmente e integra o Conselho Editorial de publicações sobre sociologia, raça e educação no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Portugal. Tem estado activamente envolvida em actividades de extensão, tanto com movimentos sociais de base como com escolas. Marta Araújo doutorou-se pela Universidade de Londres (Instituto da Educação), em 2003, com uma tese sobre o impacto racializado das políticas públicas, mostrando como as iniciativas do Novo Partido Trabalhista de finais dos anos 90 perpetuaram as desigualdades raciais na educação. Desde então, tem expandido o seu trabalho de investigação para abordar a (re)produção e os desafios ao eurocentrismo e ao racismo, em duas linhas complementares: 1) eurocentrismo, produção de conhecimento, ensino da história e lutas políticas; 2) políticas públicas, desigualdades raciais no sistema educativo e anti-racismo. Supervisiona e acompanha o trabalho de estudantes de doutoramento e investigadores em pós-doutoramento (inter)nacionais sobre estes e outros temas relacionados..

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail ([email protected]).

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast e o DivagandoCast, podcasts parceiros do GizCast!

Produção: Gabriel Bonz, Caio Ardenghe e Natália Ribeiro.
Participação: Caio Ardenghe, Gabriel Bonz e Marta Araújo.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Gabriel Bonz.

Músicas do Programa:
Another Brick in the Wall – Pink Floyd.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #31” e, abaixo, “Ensino de História e Imperialismo em Portugal”. Na parte superior esquerda tem uma foto da profª Marta Araújo. Na parte superior direita tem três post-its em cascata: um [], um [] e um [].


Links citados no episódio:

Recomendações:

 


Fale Conosco:

 

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS