GizCast #30 – Encarceramento e Educação: uma entrevista com Suzane Jardim

18 - 07 - 2018 / Gizcast

Olá, pessoal.

Nesta quinzena os hosts Caio Ardenghe (@caio_ardenghe) e Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) recebem Suzane Jardim, historiadora e pesquisadora de história da criminologia, que é ativa nos meios de discussão quanto ao encarceramento. Os três bateram um papo sobre as questões do encarceramento e como elas se relacionam com a educação.

Suzane Jardim ([email protected]) é historiadora formada pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisadora em dinâmicas raciais, criminologia e questão de drogas no Brasil e Estados Unidos. Foi articuladora e participante ativa das Ocupações Pretas na USP, assim como uma entre as diversas pessoas que se mobilizaram para a criação da campanha 30 Dias por Rafael Braga. É educadora e compôs atividades em diversas instituições como Instituto Tomie Ohtake, UNESP, Guri, Instituto Criar, SESC, ESPM e OAB – São Carlos, contribuiu com artigos e reportagens para veículos como o Le Monde Diplomatique Brasil, Nexo, Revista Cult e Carta Capital, e é uma das colaboradoras do livro “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil” onde escreveu sobre políticas de exceção presentes na ordem democrática e constantemente aplicadas à população negra e periférica.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail ([email protected]).

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast e o DivagandoCast, podcasts parceiros do GizCast!

Produção: Gabriel Bonz e Caio Ardenghe.
Participação: Caio Ardenghe, Gabriel Bonz e Suzane Jardim.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Gabriel Bonz.

Músicas do Programa:
Another Brick in the Wall – Pink Floyd.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #30” e, abaixo, “Encarceramento e Educação”. Na parte superior esquerda tem uma foto de Suzane Jardim sorrindo em frente a um grafite colorido. Na parte superior direita tem três post-its em cascata: um azul escrito “Foucault”, um amarelo escrito “Sistema Prisional” e um verde escrito “Suzane Jardim”.


Links citados no episódio:

Recomendações:


Fale Conosco:

 

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS