“Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau – Quem Foi?! XXII

15 - 05 - 2018 / Gabriel Cardoso Bom

Fala pessoal do GizCast!

Quem Foi?! dá continuidade à série do Contrato Social, e Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) vai falar sobre um grande pensador francês, que pensa sobre a política no seu livro O Contrato SocialJean-Jacques Rousseau (1712-1778); um dos filósofos mais polêmicos e paradigmáticos do Iluminismo, mas que também inspira os movimentos românticos do século XIX, uma das suas principais obras versa sobre a formação do Estado e da propriedade privada através do Contrato Social.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Yann Cerri.


Leitura do Início do Programa:

“[C]omo os homens não podem gerar novas forças, mas apenas unir e dirigir as existentes, eles não têm mais outro meio de conservar-se a não ser formando por agregação uma soma de forças, que possa prevalecer sobre a resistência, coloca-las em movimento para um só escopo e fazê-las operar de acordo com ele.

Esta soma de forças só pode nascer do concurso de diversos homens, mas, sendo a força e a liberdade de cada homem os primeiros instrumentos de sua conservação, como poderá ele empenhá-las sem prejudicar-se e sem descurar as atenções que deve a si próprio? Esta dificuldade, remetida ao meu argumento, pode enunciar-se nestes termos: ‘Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda a força comum a pessoa e os bens de cada associado; e pela qual cada um, unindo-se a todos, não obedeça todavia senão a si mesmo, e permaneça igualmente livre como antes’. Tal é o problema fundamental, do qual o contrato social apresenta a solução.”

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. “O contrato social (1762)”, in: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2005, v. 4, pp. 293-294.).


#GizCastAcessível: A capa tem um estátuo de Jean-Jacques Rousseau. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM XXII FOI?!” e, embaixo, “Contrato Social” de J. J. Rousseau. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Fale Conosco:

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS