A “Crise da Educação” segundo Hannah Arendt – Quem Foi?! XIV

13 - 02 - 2018 / Gizcast

Fala pessoal do GizCast!

Quem Foi?! dessa semana realiza mais uma pausa na série de programas sobre o Contrato Social. Nosso host Caio Ardenghe (@caioardenghe) fala um pouco sobre um texto seminal da Hannah Arendt chamado “A Crise na Educação”, em que há uma definição extremamente útil sobre “o que é educação?”.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast, podcast parceiro do GizCast!

Produção: Caio Ardenghe e Gabriel Bonz.
Participação: Caio Ardenghe.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: […].


Referência do início do programa:

“Uma crise na educação suscitaria sempre graves problemas mesmo se não fosse; como no caso presente, o reflexo de uma crise muito mais geral e da instabilidade da sociedade moderna. E isto porque a educação é uma das atividades mais elementares e mais necessárias da sociedade humana a qual não permanece nunca tal como é mas antes se renova sem cessar pelo nascimento, pela chegada de novos seres humanos. Acresce que, esses recém-chegados não atingiram a sua maturidade, estão ainda em devir. Assim, a criança, objecto da educação, apresenta-se ao educador sob um duplo aspecto: ela é nova num mundo que lhe é estranho, e ela está em devir.”

(ARENDT, Hannah. “The crisis in Education” in: idem. Between Past and Future: six exercises in political thought. New York: Viking Press, 1961, pp. 173-196).

Link para o texto da Hannah Arendt (Clique Aqui).

Link para o texto de John Dewey (Clique Aqui).


#GizCastAcessível: A capa tem uma foto de Hannah Arendt, uma mulher que olha séria para o fotógrafo e veste uma boina francesa, e está com sua mão na cabeça. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM XIV FOI?!” e, embaixo, A “Crise da Educação” segundo Hannah Arendt. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Fale Conosco:

 

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS