“Contrato Social” de Samuel Pufendorf – Quem Foi?! XVI

27 - 02 - 2018 / Gizcast

Fala pessoal do GizCast!

Quem Foi?! dá continuidade à série do Contrato Social, e Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) vai falar sobre um grande pensador holandês, que pensous obre a epistemologia e também sobre a política, Samuel von Pufendorf (1632-1694); um filósofo um pouco obscuro, mas extremamente importante que trata sobre os temas do direito natural e da formação do Estado.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Yann Cerri.


Leitura do Início do Programa:

“O assunto ficará mais claro se considerarmos quais condições que permitem aos homens estabelecerem Estados; o que é necessário para que alguém possa realmente ser chamado de um animal político (ou seja, um bom cidadão) e, finalmente, o que existe na natureza do homem que resiste à ‘civilidade’.

Aquele que entra no Estado sacrifica sua liberdade natural e se sujeita à soberania. Isso inclui, também, os direitos de vida e morte sobre si mesmo. E, por conta disso, muitas coisas acabam tendo de ser feitas de maneira que de forma distinta causaria abominação; […] portanto, a maioria das ações deve ser encaminhada para o bem da sociedade, o que parece frequentemente diferente do bem do indivíduo.”

(PUFENDORF, Samuel. “On the Law of Nature and of Nations in Eight Books” in: CARR, Craig L. (ed.). The Political Writings of Samuel Pufendorf. Oxford: Oxford University Press, 1994, pp. 203).


#GizCastAcessível: A capa tem foto de uma escultura de Samuel von Pufendorf, um homem sério e de cabelos compridos que, na pose da escultura, está em pé e olha para um livro que está em sua mão. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM XVI FOI?!” e, embaixo, “Contrato Social” de Samuel von Pufendorf. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Fale Conosco:

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS