A “Teoria do Contrato Social” segundo Norberto Bobbio – Quem Foi?! X

16 - 01 - 2018 / Gizcast

Fala pessoal do GizCast!

Esta semana no Quem Foi?!, Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) continua a série “O Contrato Social” dentro do QF?!. Nessa série, buscaremos desenvolver as teorias do contrato social colocadas dentro da história da filosofia política e, no segundo episódio da mesma, trazemos um pouco da teoria do contrato social vista a posteriori pelo filósofo político italiano Norberto Bobbio (1909-2004).

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Yann Cerri.


Referência do início do programa:

“Embora a teoria do contrato social fosse antiga e amplamente utilizada pelos legisladores da Idade Média, somente com os jusnaturalistas ela se torna uma passagem obrigatória da teoria política. […]

Trata-se de um modelo claramente dicotômico […]: o homem ou vive no estado de natureza ou vive no estado civil. […] [E]ntre os dois estados, há uma relação de contraposição: o estado natural é o estado não político e o estado político é o estado não natural. Em outras palavras, o estado político surge como antítese do estado natural […], e o estado natural ressurge […] quando esse deixa de cumprir a finalidade para qual foi instituído. […] Na medida em que é antitético ao estado de natureza, o estado civil é um estado ‘artificial’, produto, como se diria hoje, de cultura e não de natureza (daí a ambiguidade do termo ‘civil’, que significa ao mesmo tempo ‘político’, de civitas, e civilizado, de civilitas).”

(BOBBIO, Norberto. “El modelo iusnaturalista” in: BOBBIO, Norberto; BOVERO, Michelangelo. Sociedad y Estado en la filosofía política moderna. El modelo jusnaturalista y el modelo hegeliano-marxiano. México: FCE, 1986, pp. 62, 38-39).


#GizCastAcessível: A capa tem uma foto em preto e branco do rosto de Norberto Bobbio, um homem que sorri para a câmera, e usa um chapéu e óculos com armações pretas. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM X FOI?!” e, embaixo, “Contratualismo” para Norberto Bobbio. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!
Siga-nos no Instagram!

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS