O “Estado absolutista” segundo Perry Anderson – Quem Foi?! IX

09 - 01 - 2018 / Gizcast

Fala pessoal do GizCast!

Voltando à normalidade aqui no Quem Foi?!, Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) inicia aqui a série “O Contrato Social” dentro do QF?!. Nessa série, buscaremos desenvolver as teorias do contrato social colocadas dentro da história da filosofia política e iniciamos com um conceito fundamental pra entender a formação do Estado moderno: a concepção que o historiador marxista Perry Anderson (1938) tem desse momento de “passagem” da época feudal para a época moderna.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Yann Cerri.


Referência do início do programa:

“Os senhores que permaneceram proprietários dos meios de produção fundamentais em qualquer sociedade pré-industrial eram, certamente, os nobres terratenentes. Durante toda a fase inicial da época moderna, a classe dominante – econômica e politicamente – era, portanto, a mesma da época medieval: a aristocracia feudal. Essa nobreza passou por profundas metamorfoses nos séculos que se seguiram ao fim da Idade Média: mas desde o princípio até o final da história do absolutismo nunca foi desalojada de seu domínio do poder político.

As alterações nas formas de exploração feudal sobrevindas no final da época medieval estavam, naturalmente, longe de serem insignificantes. Na verdade, foram precisamente essas mudanças que modificaram as formas do Estado. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional.”

(ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 18).


#GizCastAcessível: A capa tem uma foto em preto e branco do rosto de Perry Anderson, um homem sério que parece estar falando, e tem um óculos de armação grossa e preta. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM IX FOI?!” e, embaixo, “Estado Absolutista” para Perry Anderson. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!
Siga-nos no Instagram!

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS