A Aposta de Blaise Pascal – Quem Foi?! VII

26 - 12 - 2017 / Gizcast

Fala pessoal do GizCast!

Em mais um programa do Quem Foi?!, Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) fala sobre uma figura interessantíssima, que é Blaise Pascal (1623-1662). Pascal se enfrenta com um problema lógico básico, que é a grande ruptura do que vai se definir como a crise da consciência europeia do século XVII: qual é a grande função lógica de Deus?

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Yann Cerri.


Referência do início do programa:

“Mas ao menos reconheça sua incapacidade de acreditar, já que a razão te trouxe a isto, e você não consegue acreditar. Esforce-se para convencer a si mesmo, não através de mais provas de Deus, mas pela redução de suas paixões. Você gostaria de ter fé, mas não sabe o caminho; você quer se curar da descrença, e pede um remédio para isto. Aprenda com aqueles que estiveram presos como você, e que agora apostam todas as suas posses. Existem pessoas que sabem o caminho que você vai seguir, e que se curaram de todas as doenças que você ainda será curado. Siga o caminho através do qual começamos; agindo como se acreditasse, recebendo a água benta, assistindo missas, etc. Até mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar com sua resistência.”

“Mas existe aqui uma infinidade em uma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um número finito de chances de perda, e aquilo que você aposta é finito. Tudo é dividido; aonde quer que esteja o infinito, não existe um número infinito de chances de perda contra a chance de ganho, não há tempo para hesitar, você deve apostar tudo.”

(PASCAL, Blaise. Pensées, Secão III, nota 233, pp. 40).


#GizCastAcessível: A capa tem uma pintura em preto e branco do rosto de Blaise Pascal, um homem sério, de cabelo cacheado e volumoso e um nariz adunco. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM VII FOI?!” e, embaixo, A Aposta de Blaise Pascal. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!
Siga-nos no Instagram!

© Giz Cast| 2015 - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS