“Quadro Econômico” de François Quesnay – Quem Foi?! III

28 - 11 - 2017 / Gabriel Cardoso Bom

Fala pessoal do GizCast!

Em nosso terceiro programa do Quem Foi?!, Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) nos explica um pouco sobre a teoria da fisiocracia francesa, teoria econômica do século XVIII, que tem como principal representante a figura de François Quesnay (1694-1774). Indo contra a política econômica do Estado absolutista, os fisiocratas basicamente criam a nossa concepção moderna de “Economia”.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.


Referência do início do programa:

“A resposta de Quesnay para o problema da prosperidade francesa é sipmles e deriva das suas visões sobre a origem da riqueza: a teoria da produtividade exclusiva da agricultura. Tendo adotado a visão que apenas o setor primário pode render riqueza e receita, Quesnay e seus discípulos identificam a principal causa da miséria e do atraso da França como o declínio de sua agricultura: a partir de meados do século XVII o cultivo do solo se tornou cada vez menos lucrativo. A partir desse princípio geral a fisiocracia derivou recomendações bem definidas sobre questões econômicas de sua época e ofereceu conselhos bem específicos. ‘Leis naturais’ mostraram que apenas o setor primário pode produzir excedentes. Os administradores, portanto, devem implementar medidas para aumentar sua produtividade. O bem-estar dos indivíduos aumentaria; os problemas do país seriam resolvidos; riqueza e prosperidade seriam asseguradas para toda a nação.”

(VAGGI, Gianni. The Economics of François Quesnay. Londres: MacMillan Press, 1987, pp. 20-21.)

 


#GizCastAcessível: A capa tem duas imagens: à esquerda uma reprodução do “Tableu Économique”, um documento manuscrito em inglês com o esquema de ida e volta de capital, então tem uma série de traços. Na direita, há uma reprodução de François Quesnay: um homem branco francês que utiliza uma peruca branca. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM III FOI?!” e, embaixo, “Quadro Econômico” de François Quesnay. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!
Siga-nos no Instagram!

© Giz Cast| 2015 - 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS