“Conceito” para Deleuze e Guattari – Quem Foi?! II

21 - 11 - 2017 / Gabriel Cardoso Bom

Fala pessoal do GizCast!

Em nosso segundo programa do Quem Foi?!, Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) nos explica um pouco sobre o que seriam os conceitos – ideia central para o que é a filosofia – na concepção de Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992). A obra conjunta dos dois é uma das mais importantes para a filosofia ocidental da segunda metade do século XX.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.


Referência do início do programa:

“Não há conceito simples. Todo conceito tem componentes, e se define por eles. Tem portanto uma cifra. É uma multiplicidade, embora nem toda multiplicidade seja conceitual. Não há conceito de um só componente: mesmo o primeiro conceito, aquele pelo qual uma filosofia ‘começa’, possui vários componentes, já que não é evidente que a filosofia deva ter um começo e que, se ela determina um, deve acrescentar-lhe um ponto de vista ou uma razão. Descartes, Hegel, Feuerbach não somente não começam pelo mesmo conceito, como não têm o mesmo conceito de começo. Todo conceito é ao menos duplo, ou triplo, etc. Também não há conceito que tenha todos os componentes, já que seria um puro e simples caos: mesmo os pretensos universais, como conceitos últimos, devem sair do caos circunscrevendo um universo que os explica (contemplação, reflexão, comunicação…). Todo conceito tem um contorno irregular, definido pela cifra de seus componentes. É por isso que, de Platão a Bergson, encontramos a idéia de que o conceito é questão de articulação, corte e superposição. É um todo, porque totaliza seus componentes, mas um todo fragmentário. É apenas sob essa condição que pode sair do caos mental, que não cessa de espreitá-lo, de aderir a ele, para reabsorvê-lo.”

(DELEUZE, Giles; GUATTARI, Felix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010).


#GizCastAcessível: A capa tem uma foto preto e branca dos dois filósofos, Guattari à esquerda e Deleuze à direita. Ambos parecem olhar para algo ou alguém que não está enquadrado na foto, e se encontra à esquerda. Deleuze aparente ter mais idade que Guattari, e tem o cabelo branco virado pro lado direito; Guattari, mais novo, tem o cabelo enrolado preto e usa óculos. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM II FOI?!” e, embaixo, “Conceito” para Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!
Siga-nos no Instagram!

© Giz Cast| 2015 - 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS