GizCast #14 – Olhar Estrangeiro (2006)

18 - 10 - 2017 / Gizcast

Olá, pessoal.

Essa quinzena trazemos um programa mais roots e simples: um bate papo com os hosts Caio ArdengheGabriel Bonz sobre o filme Olhar Estrangeiro da diretora Lúcia Murat, lançado no ano de 2006. Se proõe a discutir sobre os clichês e as fantasias que se avolumam mundo afora sobre o Brasil, baseado no livro “O Brasil dos Gringos” de Tunico Amâncio. Filmado na França, Suécia e EUA, o filme mostra, através de entrevistas com diretores, roteiristas e atores, os mecanismos que produzem esses clichês.

Nós discutimos sobre os absurdos desses clichês, os absurdos que se encaixam nessa programação de mundo e, por fim, como é o foco do programa: modos de utilizá-lo em sala de aula, problemáticas. Recomendamos fortemente um episódio anterior nosso, com o professor Maurício Cardoso: clique aqui para ir para a postagem.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast

Produção: Gabriel Bonz e Caio Ardenghe.
Participação: Gabriel Bonz e Caio Ardenghe.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Yann Cerri.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #14” e, abaixo, “Olhar Estrangeiro (2006)”. Na parte superior esquerda tem a capa do filme “Olhar Estrangeiro: um personagem chamado Brasil”, que consiste num fundo preto, com a foto de uma mulher nua escondendo suas partes íntimas e o rosto em um sépia amarelo; o rosto e a virilha se repetem nos lados, como se imitasse um rolo de filme (a esquerda a mulher cobrindo o rosto em azul, a direita as partes íntimas tampadas com uma concha, em verde). Na parte superior direita tem quatro post-its: um verde escrito “filme documentário”, um rosa escrito “brasilidade”, um laranja escrito “representação do outro” e um azul escrito “Lúcia Murat”.


Trailer do filme:


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!

Tags:

© Giz Cast| 2015 - 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS