GizCast #12 – Do arco-íris à monocromia: como o Movimento Escola Sem Partido interfere nas discussões de gênero

20 - 09 - 2017 / Gizcast

Olá, pessoal.

Essa quinzena trazemos mais uma vez uma entrevista, comandada pelos hosts Gabriel Bonz e a host-convidada Miwa Inoue, graduanda em História também na FFLCH-USP – colega nossa. Nossa entrevista se realizou desta vez com a professora Stella Maris Viladarga, professora de História da América Independente e também de História das Relações de Gênero no Departamento de História da FFLCH-USP. A professora tem uma atuação muito intensa em pesquisas nas áreas de educação e das relações de gênero, sendo iniciadora da matéria de História das Relações de Gênero.

No programa de hoje nós iremos ampliar a discussão iniciada no nosso sexto programa, sobre o projeto do Movimento Escola Sem Partido a partir de um texto escrito pela professora para o livro Golpes na História e na Escola organizados pelos professores André Machado e Maria Rita de Toledo, que será lançado semana que vem, dia 19 de setembro de 2017 na FFLCH-USP, às 19 horas no Auditório Nicolau Sevcenko.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é não só bem vinda como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Um agradecimento especial às convidadas Stella Maris Viladarga Miwa Inoue por conceder seu tempo e disponibilidade a nós.
Também agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast

Produção: Gabriel Bonz, Caio Ardenghe e Miwa Inoue.
Participação: Stella Maris Viladarga
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Yann Cerri.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #12” e, abaixo, “Do arco-íris à monocromia”. Na parte superior esquerda tem uma foto em preto e branco da professora Stella Maris olhando para o horizonte. Na parte superior direita tem três post-its: um amarelo escrito “Relações de Gênero”, um laranja escrito “Negacionismo” e um rosa escrito “Movimento Escola Sem Partido.


Livro citado:

MACHADO, André Roberto de A.; TOLEDO, Maria Rita de Almeida (orgs.). Golpes na História e na Escola: o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2017. Confira o livro e adquira-o aqui.

Transcrição do trecho:

“[…] não há, no arsenal do pensamento do Escola Sem Partido, a produção de um pensamento próprio, um aporte criativo ou inovador. Há muito mais apropriação e esteriotipia.” Página 237.


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!

© Giz Cast| 2015 - 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM por SAPIENS SOLUTIONS